Pular para o conteúdo

Teoria das Falhas

E se o universo é uma grande falha?

Geralmente se trabalha com o fato de que o universo é perfeito e tudo ocorre de uma maneira tão eficaz, onde se acredita até que há uma inteligência comandando tudo ou que o universo é a própria inteligência.

Vamos olhar as coisas por outro ângulo! Se tratarmos o universo de uma outra forma, onde não há uma inteligência e sim uma sucessão de eventos que são levados a outros eventos e assim por diante, como causa e efeito.

Esqueça religião, esqueça as teorias, limpe a cabeça de qualquer tipo de conceito ou de preconceito e vamos analisar alguns fatos, por um outro ponto de vista.

O início de tudo!

Vamos imaginar que tudo teve um início. Na condição em que vivemos, isto me parece lógico, porque tudo aqui tem um início, meio e um fim, tanto aqui na terra e os estudos mostram, que é igual no universo. Assim ocorre com a vida, com o os planetas, com o sol e com as galáxias, que um dia nascem, por um tempo existem e depois morrem. Então, vamos partir do conceito que houve um momento em que não havia nada, era o absoluto zero. A primeira pergunta que me aparece é: O que é o nada? O vazio total? Eu nem consigo visualizar o nada, isso por si só já é bem complexo.

Mas, voltemos! Imagine que o nada é perfeito ou quase e é aí que aparece uma segunda questão: Será que existe algo perfeito? Parto do princípio que não e isso é simples de afirmar olhando tudo a nossa volta e até o universo, onde tudo é maravilhoso, mas não é perfeito. Com isso, se minha teoria estiver correta e para nossa sorte, o nada era quase perfeito, mas não era perfeito, e em algum momento houve uma falha, algo muito pequeno, muito menor que um quark. Só que isso foi o suficiente para que esta pequena falha, ocasionasse uma reação natural do absoluto nada, que tentando voltar ao que era, assim como ocorre com uma pérola, formou outras falhas e de alguma forma isso foi se multiplicando. Acredito que no começo isso deve ter demorado uma eternidade, mas o tempo não era o problema e sim a solução. A partir desta pequena falha o nada já não era mais o mesmo jamais poderia ser chamado de nada outra vez. Agora ele era tudo!

Com isso, o universo foi se desenvolvendo através de outras falhas.

Veja! O universo funciona com determinada perfeição, com suas galáxias e sistemas funcionando e se movimentando numa sincronia, mas a sincronia e a “perfeição” significa o “não mudar” o “se manter igual”. As coisas só mudam quando há uma falha, quando algo não sai como esperávamos ou como deveria ser. Isso ocorre quando um cometa colide com um planeta, quando algo explode ou por diversos outros motivos. E é nestes momentos que há a evolução!

No planeta terra ocorre da mesma forma. Estamos acostumados, após milênios observando nosso planeta, que as coisas funcionem de uma determinada maneira. Esperamos o calor no verão, o frio no inverno, as marés, o clima e tudo mais. Não só esperamos como desejamos que tudo continue como está, porque isto nos traz segurança. Só que de tempos em tempos alguma falha acontece e a normalidade desaparece e é neste momento em que as coisas mudam. O Covid, um terremoto, um furacão ou até mesmo um atentado, são exemplos disso.

Da mesma forma ocorre com nosso corpo! Há uma teoria atualmente que diz que nosso corpo tem uma inteligência natural, porque tudo ocorre com perfeição. Será?

Eu acredito que tudo, inclusive nós temos uma programação para manter a ordem e o perfeito funcionamento, trabalhando com causa e efeito. Isso é natural e ocorre desde a primeira falha. Porquê isto ocorre? Porque há uma programação para manter tudo como esta. Só que não há perfeição, há apenas movimento contínuo, e com isso as falhas ocorrem em todos os níveis, muitas vezes imperceptíveis, as vezes perceptíveis e outras vezes enormes.

As falhas ocorrem: nas relações entre as pessoas, no nosso corpo em forma de doença ou degeneração ou qualquer outra coisa; na terra através dos terremotos, tempestades e outros; no universo através de colisões, buraco negros e outros. Algumas podem ser previstas por nós e até evitadas, outras não. As falhas sempre trazem mudanças que podem ser boas ou ruins, dependendo do ponto de vista e de quem sofre o dano. As falhas podem trazer a extinção de um ser, de uma espécie, de um planeta ou até mesmo de uma galáxia, mas também traz renovação e expansão.

Quando falamos que somos frutos de uma mesma árvore, pensamos apenas nos nossos antepassados, mas isto vai muito além: somos frutos da terra, do nosso sistema solar e do universo. Por isso, muita coisa que acontece em nós, pode ser explicada estudando o universo e muita coisa no universo, pode ser desvendada com um simples olhar para o ser humano.

Da mesma forma que um grande trauma na nossa vida traz grandes mudanças e geralmente uma grande evolução, assim ocorre com o universo. Da mesma forma que estamos constantemente evoluindo, o mesmo ocorre com o universo. Da mesma forma que buscamos a segurança através da busca incessante pelo controle, assim ocorre com o universo. É da nossa natureza e do universo restabelecer o controle, mas é a falha que nos faz crescer.

É importante dizer que quando digo falha, estou me referindo a algo muito improvável de acontecer, mas que ocorre assim mesmo.

Lourenço Soraggi 27/06/2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *